
Como requisito para a conquista do título de graduação em Jornalismo, os estudantes Anna Carolina Lima, Hebert Araújo, Larissa Tolentino e Natalie Rohrs apresentam o mini documentário Jornalista por formação: uma opção ética.
A produção é resultado de cinco meses de trabalho, entre pesquisa, gravações e finalização. De aproximadamente 20 minutos, o documentário defende a necessidade de uma formação específica em nível superior para o exercício da profissão de jornalista, já que no dia 17 de junho de 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por oito votos contra um, extinguir essa obrigatoriedade contida no Decreto-Lei 972, de 1969.
O vídeo é composto por depoimentos de profissionais do Jornalismo, representantes sindicais, empresários do seguimento da comunicação, estudantes de jornalismo, políticos envolvidos com o tema e da sociedade; imagens de manifestações ocorridas em alguns estados brasileiros, e dados da história do Jornalismo, incluindo em que momento e por que foi inserida a necessidade do diploma, e tentando esclarecer qual o possível jogo de interesse estaria por trás da decisão do STF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário