O Jornalista Manoel Marques de Melo é Alagoano de Palmeiras dos Índios e ingressou no Jornalismo em 1959, como articulista da Gazeta de Alagoas. Formou-se em Jornalismo (1964) e direito (1965) no Recife. A convite de Luiz Beltrão, ingressou na Universidade Católica de Pernambuco como professor de jornalismo. Fundador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo em 1966, ali desenvolveu sua carreira acadêmica onde conquistou os títulos de Doutor em 1973.
No dia em que recebeu o título Honoris Causa (22-04-2010) ele (foto) falou ao Blog Diploma na Pauta sobre o jornalismo atual e principalmente sobre o papel dos estudantes do curso. Escute:
Manoel Marques de Melo possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1964), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1965), doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação - Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação. Publicou meia centena de livros e coletâneas, mais de uma centena de artigos em périódicos científicos do país e do exterior. Fundou e dirigiu sociedades científicas espaço iberoamericano. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo brasileiro, gêneros jornalísticos, pensamento comunicacional latino-americano, história das ciências da comunicação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário