domingo, 25 de abril de 2010

DEBATE: A exigência do diploma de jornalismo caiu. E agora?

Depois de anos em debate, a questão da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercício da profissão chega a um desfecho: para revolta de muitos jornalistas, o diploma não será mais exigido.

No dia 17 de junho de 2009, oito dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram pela inconstitucionalidade da exigência.

Além de intensas manifestações contrárias de jornalistas e associações da classe, que julgam que a decisão compromete a qualidade e a ética do jornalismo, a decisão levanta diversos questionamentos: De qual maneira isso afetará o mercado de trabalho? Como as faculdades irão se adaptar? E os sindicatos, como atuarão? O que garante a qualidade do jornalismo feito por pessoas de outras áreas? O jornalismo desregulamentado é, de fato, melhor para a sociedade?

As consequências da decisão são ainda questões em aberto. Para discutir esse tema, o programa Rede Mídia conversa com Maria Líbia, coordenadora do curso de jornalismo da PUC Minas, Valéria Said, diretora do Sindicato de Jornalistas de Minas Gerais, e José Luiz Longo, editor executivo do jornal O Estado de Minas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário